DIA MUNDIAL DA ÁGUA – 22 DE MARÇO

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – 22 DE MARÇO

20/03/2019 00:00h DIA MUNDIAL DA ÁGUA – 22 DE MARÇO

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – 22 DE MARÇO

 

Comemora-se no dia 22 de março o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e é destinada à discussão da busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação desse patrimônio mundial, além disso, objetiva-se gerar uma conscientização sobre a importância que a água tem para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo a nós, humanos.

A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

A água é, provavelmente o único recurso natural essencial que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade.

Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e combatendo a poluição, pois:

·                    Um sexto da população mundial – mais de um bilhão de pessoas – não têm acesso a água potável;

·                    40% dos habitantes do planeta (2.9 bilhões – a estimativa da população em 2013 foi de 7.3 bilhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;

·                    Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a saneamento e higiene deficientes;

·                    Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

Por isso, algumas pequenas atitudes do nosso dia a dia já podem fazer grande diferença. Como: Não jogar lixo nas ruas e rios; evitar banhos demorados; não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça, utilizando-a somente quando é realmente necessário; ao lavar carros e calçadas utilizar balde no lugar de mangueira e reutilizar a água em diversas situações.

A ÁGUA É O MAIOR PATRIMÔNIO NATURAL QUE NÓS TEMOS, POR ISSO EVITE O DESPERDÍCIO! A PRESERVAÇÃO COMEÇA COM A CONSCIENTIZAÇÃO!

 

 

 

 

Deixe seu comentário:

Acesse o seu e-mail através do Webmail