quarta, 24 de abril de 2024
24/abr/2024

DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO, SE LIGA NESSAS DICAS!

quinta, 14 de abril de 2022

O solo em sua condição natural exerce várias funções essenciais, tais como: reservatório de água, filtro de água, fornecimento de nutriente e sustentação para a vegetação. Ele é de suma importância para conseguir alcançar a sobrevivência do Planeta Terra.
Diante da importância do solo, foi criado o Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado no dia 15 de abril, com o objetivo de alertar a população quanto a importância desse recurso e incentivar a população a adotar práticas de conservação do mesmo.
A conservação do solo é um conjunto de princípios e técnicas agrícolas que visa o manejo correto das terras cultiváveis, evitando a erosão em todas suas formas. Seu objetivo é aproveitar ao máximo a terra por unidade de área plantada. Assim, evita-se a degradação física, química e biológica do solo. Há várias práticas que auxiliam a conservação do solo, dentre elas:
  • · Plantio de Direto: Nesse caso, ocorre o mínimo revolvimento do solo. Inclusive tem também a manutenção de uma cobertura de palhada que ajuda a reduzir impactos das gotas de chuva.
  • · Rotação de culturas: Esse método consiste em alternar, em um mesmo terreno, diferentes culturas numa sequência, de acordo com um plano definido.
  • · Culturas em faixas: É dispor as culturas em faixas de largura variável, para que se alterne, a cada ano, as plantas que oferecem pouca proteção ao solo com outras de crescimento denso.
As práticas conservacionistas auxiliam na conservação do solo e do meio ambiente. Vale ressaltar que para realizar a completa conservação do solo é necessário que a comunidade ajude adotando as ideias citadas.

Rua 21 de Abril, 1525 - Centro
Cachoeirinha - TO