sexta, 19 de abril de 2024
19/abr/2024

Campanha Esgoto Tratado: Dever de toda a comunidade

segunda, 29 de novembro de 2021


O esgoto é toda água proveniente do banho, limpeza de roupas, louças ou descarga do vaso sanitário. Eles são diferenciados de acordo com seu tipo, sendo formados por diversas substâncias diferentes e necessidades de sistemas específicos para afastar e tratar os resíduos.
Os resíduos provenientes das residências formam os esgotos domésticos, os formados no processo de fábricas recebem o nome de esgotos industriais e as águas das chuvas são denominados pluviais e não podem ser lançados na rede de esgoto.
Esses efluentes são formados por numerosos agentes patogênicos, microrganismos, resíduos tóxicos e nutrientes que provocam o crescimento de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos presentes em menor número. Atualmente, ele tem sido fonte de grande problema, pois ele não deve ser descartado no meio ambiente sem o devido tratamento.
Em locais onde existem esgotos ao ar livre, o mau cheiro e a sujeira proliferam juntamente com o lixo, favorecendo o aparecimento de ratos, baratas, moscas e muitas bactérias prejudiciais à nossa saúde, causando um aumento de doenças como verminose, hepatite, disenteria, leptospirose, cólera, dengue e muitas outras.
Os sistemas de coleta e tratamento de esgotos são importantes para evitar riscos de contaminação e transmissão de doenças; e ao meio ambiente no que se refere ao controle da poluição das águas. A fossa é uma alternativa utilizada para realizar um tratamento primário dos efluentes, atuando na purificação da água vinda dos vasos sanitários para ser devolvida ao meio ambiente com o mínimo de impacto ambiental.
O dever de estar alerta é de cada um, a comunidade junto ao poder público deve se mobilizar para fazerem sua parte preservando a saúde pública e conservando o meio ambiente.                    
x

Endereço

Rua 21 de Abril, 1525 - Centro
Cachoeirinha - TO

Contato:

(63) 3437-1248
prefeitura@cachoeirinha.to.gov.br

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
07:00 às 13:00

Responsável pelas Informações:

Wátila Nunes Leão

CNPJ: 25.064.064/0001-87

Desenvolvido por:

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. De acordo com a nossa Política de Privacidade ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Ver Termo