sexta, 29 de março de 2024
29/mar/2024

Campanha em educação sanitária: Evite o desperdício de água

terça, 14 de dezembro de 2021


Um dos principais problemas relacionados com a utilização de recursos hídricos no Brasil e no mundo é a questão do desperdício. Ao lado de outras questões como a poluição, ele é um dos principais pivôs da inutilização e até esgotamento das reservas de água em vários lugares e regiões. Por isso, entender a fundo o problema do desperdício de água é extremamente relevante para maximizar o aproveitamento desse importante elemento da natureza. O desperdício de água no Brasil é ainda mais elevado, atingindo um volume total correspondente a 38,8% de toda a água tratada, segundo dados do Ministério das Cidades. Em algumas regiões, como o Norte e o Nordeste do país, esse índice ultrapassa os 50%, revelando a carência de medidas para o combate ao desperdício que vão além de uma mera conscientização social da população. Se economizar água é tão importante, é preciso entender as tarefas do nosso dia a dia que mais consomem o recurso. Primeiro, precisamos saber que, em comparação com outros setores, o uso doméstico e residencial é, proporcionalmente, o que menos consome água. Ainda assim, medidas de reuso e de redução do consumo individual são formas de garantir a disponibilidade do recurso para as próximas gerações. Entre as atividades domésticas que mais gastam água estão:
  • Tomar banho;
  • Dar descarga no vaso sanitário;
  • Lavar o carro com mangueira;
  • Escovar os dentes com a torneira aberta;
  • Vazamentos;
  • Lavar calçadas com mangueira.
Uma das formas mais interessantes de evitar o desperdício de água é reutilizá-la. É possível, por exemplo, reaproveitar a água da chuva, da máquina de lavar, do banho e até mesmo do ar-condicionado. O uso racional da água é um dever de todos, inclusive das crianças. Então, ensinar os pequenos a consumir de maneira consciente é essencial para incentivar o consumo responsável. Para isso, é importante dar bons exemplos todos os dias e incentivar mudanças de atitude dentro de casa. Não é só em casa que ocorrem desperdícios de água, cerca de 40% da água tratada se perde antes mesmo de chegar às casas, justamente por falta de manutenção e roubos do sistema de abastecimento público. A água é responsabilidade de todos: população, governo e empresas. Os pequenos atos individuais significam muito pelo coletivo.
x

Endereço

Rua 21 de Abril, 1525 - Centro
Cachoeirinha - TO

Contato:

(63) 3437-1248
prefeitura@cachoeirinha.to.gov.br

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
07:00 às 13:00

Responsável pelas Informações:

Wátila Nunes Leão

CNPJ: 25.064.064/0001-87

Desenvolvido por:

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. De acordo com a nossa Política de Privacidade ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Ver Termo