sábado, 04 de maio de 2024
04/mai/2024

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – 22 DE MARÇO

quarta, 22 de março de 2023

A Prefeitura Municipal de Cachoeirinha juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo convida a todos para comemorar o Dia Mundial da Água, recurso esse de extrema importância para as nossas vidas.

O objetivo do Dia Mundial da Água é promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

Como é de nosso conhecimento, a maior parte da superfície do nosso planeta é coberto por água, somando cerca de 70% da superfície, o que nos traz uma ideia de que a água é infinita. No tanto, devemos nos alertar pelo fato de que a maior parte da água no planeta é salgada, ou seja, não é disponível para consumo humano. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.

Atualmente, a poluição hídrica representa um dos principais fatores que tem levado a falta de disponibilidade de água doce no nosso planeta que por distribuição natural já é pouco, representando apenas 1%, como citado anteriormente. Sendo assim, a preservação dos rios e das águas superficiais é muito importante.

Por isso, convidamos a toda a comunidade para ajudar na luta em prol da preservação dos recursos hídricos. Lugar de lixo é na lixeira! Se você tem costume de jogar lixo no chão ou em qualquer lugar que não seja na lixeira, é hora de mudar, pois esse lixo pode ser levado pelo vento ou pela chuva e contaminar os nossos rios.

Você também pode ajudar de casa, fazendo a sua parte: feche a torneira ao escovar os dentes, fique atento a vazamentos, não jogue o óleo de cozinha no ralo da pia, aplique técnicas de reaproveitamento das águas cinzas sempre que possível, evite o desperdício e utilize de forma consciente.

Faça a sua parte! Preservar os recursos hídricos é preservar a nossa existência.

Rua 21 de Abril, 1525 - Centro
Cachoeirinha - TO