Prefeitura Municipal de Cachoeirinha-TO

Em Cachoeirinha do Tocantins passeatas marcam ações no Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes nesta última terça feira 18 de maio de 2016

767 visitas

Neste último dia 18 de maio de 2016, a equipe do Conselho Tutelar juntamente com vários alunos e professores da rede estadual de ensino de Cachoeirinha do Tocantins realizaram um grande passeio nas ruas desta cidade não só para lembrar o dia do combate ao abuso sexual  contras crianças e adolescentes mais sim mostrar também a sociedade a importância de todos se conscientizarem deste assuntos. Varias crianças e adolescentes prestigiaram este evento carregando faixas e panfletos para que a população vejam e reflita mais sobre esse tema que atualmente tem se alastrado cada vez mais em nosso país de uma forma geral.

É importante lembrar que dia 18 de maio foi escolhido para a campanha porque foi nesta data, em 1973, em Vitória (ES), que a menina Araceli Santos foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. O fato foi divulgado pela mídia e chocou toda a nação, ficando conhecido como “Caso Araceli”.

No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra-familiar e da exploração sexual comercial, tornando-se cada vez mais evidente.

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9.970. A partir dai, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Nesta trajetória, algumas conquistas já foram alcançadas, sendo o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes um forte exemplo destas conquistas. A implantação desse plano é uma realidade que vem sendo construída coletivamente com o governo e a sociedade civil, no âmbito dos estados e municípios.